terça-feira, 24 de agosto de 2010

Medicamento Gratuíto


Bom, chega de nhé nhé nhé e vamos ao prometido. Medicamento gratuito

O elenco do Programa de Aquisição de Medicamentos Essenciais para a área de Saúde Mental, é composto por medicamentos que atuam no Sistema Nervoso Central (Grupo Terapêutico), e que fazem parte da RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais). Outros medicamentos, relacionados à Saúde Mental, poderão ser ofertados dependendo da pactuação entre Estados e Municípios.

Pelo menos aqui na minha cidade, foi muito simples de conseguir, mas como cada órgão tem suas exigências, essas dicas abaixo podem mudar de um lugar para o outro, mas em suma o procedimento é basicamente o mesmo.

Passo a passo:

1 - Descobrir se sua cidade é atendida pelo SUS com esse serviço (Farmácia de alto custo ou de medicamentos exepcionais), caso não seja procure a mais próxima da sua e analise se compensa a viagem. Achei esse link em um blog e achei muito interessante, com certeza vai ajudar. Caso não encontre, utilize o serviço do disque saúde 0800 61 1997.

2 – Feito isso, Vá até o local e consulte se o medicamento que você toma está disponível nesse serviço (pergunte antes ao seu médico, principalmente se for do SUS, na maioria das vezes eles tem o conhecimento dessa disponibilidade), e também se pode ser solicitado por médico particular. No meu caso somente é liberado para solicitações de médicos do SUS, e ele mesmo tinha a informação do medicamento liberado.

3 – Caso seu quadro se encaixe nessas condições, será disponibilizado um formulário que deverá ser preenchido pelo médico e paciente. Nessa hora tire todas as suas dúvidas sobre a documentação pessoal (cópia e originais), do médico (carimbos e assinaturas) e principalmente sobre o remédio solicitado (validade das receitas e como deverá constar na mesma, no meu caso só é aceito com o nome do princípio ativo e não comercial). Só serão aceitos processos com a documentação completa e você poderá perder uma viagem.
Obs. Em alguns municípios, o formulário só será fornecido se tiver um prévio encaminhamento pelo médico do SUS, portanto economizará uma viagem se já conversar com seu médico antes e adiantar esse passo.

4 – Com tudo em mãos, formulário preenchido pelo médico e paciente, retorne ao posto de atendimento com toda a documentação solicitada, normalmente CPF, RG, Comprovante de Residência, Receita médica e principalmente o CARTAO DO SUS, caso não tenha e more em são Paulo na casa do cidadão sai na hora, em outros estados consulte onde conseguir, talvez no próprio posto de atendimento.

5 – Nesse passo, sua documentação será enviada para aprovação e será marcada uma data pra resposta, normalmente de uma a duas semanas.

6 – Na data marcada você já saberá o dia que sua medicação estará disponível para retirada. Essa autorização terá validade de três meses, e deverá ser renovada nesse período.

7 – Pronto, agora é só retirar na data marcada e no próprio guichê já marcar a do mês seguinte. Quando pegar a segunda remessa, já solicite o papel da renovação (não, não é complicado igual ao primeiro, pode relaxar que é só um papel pro médico assinar e preencher algumas coisas bem simples), na terceira já renova e assim não fica sem os remédios.
Obs. Não esquecer das receitas quando for retirar e as datas, normalmente não pode ter mais do que 30 dias.

Não se assustem se parecer difícil, não é, tudo depende da primeira informação que você tiver na primeira vez que for ao posto de serviço, tire todas as dúvidas nesse momento e o restante ficará bem fácil de resolver. No meu caso estou deixando de pagar R$ 120,00 por mês. Compensa a correria. O primeiro processo da um pouco de trabalho sim, mas depois é tudo muito fácil, compensa pela economia.

Uma dica muito importante é procurar um CAPS na sua cidade ou região, lá eles já fazem metade do caminho pra você. Já tem um post sobre esse serviço no blog: Clique aqui.

Desculpem a demora por esse post, mas espero ter ajudado. Caso alguém tenha alguma informação adicional, por favor compartilhe aqui nos comentários, pode ser útil pra quem for consultar posteriormente.

Um abraço a todos, e nunca parem o tratamento.

TB

Nenhum comentário: