quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Minha impressao sobre a terapia em grupo.


Bom dia!!

Bom, vou falar da terapia em grupo oferecida pelo CAPS. Antes gostaria de deixar claro que a opinião por mim aqui expressada, refere-se única e exclusivamente ao CAPS que fui, e também que estou falando por mim, outras pessoas podem ter visões diferentes e melhores resultados.

Na semana seguinte aquela que fiquei esperando, meu estado de ansiedade era bem menor, no final das contas o que aconteceu aquele dia me fez bem, pude refletir sobre muitas coisas durante o tempinho que fiquei esperando. Cheguei lá mais cedo também e comecei a conversar com algumas pessoas que também aguardavam, acabei descobrindo que elas faziam parte do grupo também. A Dra. nos chamou no horário correto e fomos todos pra sala, eu e mais 3 senhoras que tinham entre 45 e 55 anos.

Quando iniciamos, percebi que fazia uma idéia totalmente diferente do que é uma terapia em grupo, achei que todos se apresentassem, falassem sobre seu distúrbio de maneira resumida e que principalmente todos tivessem o mesmo problema ou ao menos parecido, feito isso, discutiríamos sobre o tema com a mediação da psicóloga. Todos a postos, a Dra. me apresentou e disse que estava começando naquele dia e só... só mesmo, mas como sou leigo e nunca fiz esse tipo de terapia, não sei se esse é o rito padrão da terapia em grupo, mas se for acho que os psicólogos poderiam começar a repensar sobre essa estratégia.

Nada contra nenhuma das três senhoras e muito menos , a psicóloga, mas a conversa tomou um rumo tão distante do propósito inicial, que o meu interesse sobre a conversa era mínimo, falou-se de tudo, menos sobre qualquer tipo de problema mental. Das três senhoras que ali estavam, eram duas esquizofrênicas e a outra até agora não consegui identificar o que ela tinha, mas pelo que me parece é uma pessoa com depressão.

As duas com esquizofrenia, pouco falaram, e acho que pela medicação que estão tomando, estavam bem “distantes”, quando chamadas a conversa não conseguiam falar sobre o que tinha sido discutido, e pelo pouco que vi, logo desistem da terapia pois estão com pessoas muito “diferentes”. Vejam bem, não estou questionando a capacidade intelectual delas, apenas acho que assim como elas não conseguiam acompanhar a conversa, eu também não conseguia acompanhar a delas, o que gera um desestimulo em todos.

Na hora cheguei a pensar que parecia um sala com pessoas falando cada um uma língua diferente, o que à longo prazo, com certeza o resultado será muito bom e todos vão desenvolver outros idiomas, mas temos que pensar na seguinte hipótese: Foi isso que essas pessoas foram buscar? Você se inscreve em um curso de pintura, chega pra primeira aula e encontra o melhor professor de violão do mundo. Vai ser bom aprender violão? Sim. Foi isso que procurou? Então... é disso que estou falando, não questiono a competência da profissional e tampouco julgo o que cada um dos outros participantes fora buscar lá, mas pra mim não serviu.

Enfim, não fui mais, preciso e muuuuito de terapia, mas com a minha psicóloga mesmo. Ela já me conhece, conhece o que tenho, e confio demais nela. Mas tava sem grana pra continuar, e pior, estou devendo pra ela as últimas consultas. Nesse meio tempo finalmente saiu o dinheiro que estava esperando (outra hora conto essa estória), estou resolvendo meus problemas financeiros e já vou voltar a trabalhar. Dessa maneira consigo voltar a terapia e continuar minha luta em busca da estabilidade.

Um abraço a todos e jamais arrêter le traitement. Hoje em Frances com biquinho e tudo...

TB

Nenhum comentário: